E SUPER PARABÉNS PARA TODOS OS GANHADORES DO PRÊMIO, EM ESPECIAL O LINDO, MARAVILHOSO E ABSOLUTO :P  FÁBIO SOUZA !!!
Sucesso total: 11ª Mega Artesanal agradou artistas, expositores e mais de cem mil visitantes
A  feira de produtos e técnicas para artes e artesanato aconteceu em São  Paulo entre os dias 28 de junho e 03 de julho. Entre os destaques, a  Casa Mega Faça Fácil, inteira decorada com produtos artesanais, 13  exposições artísticas, centenas de lançamentos da indústria e do  comércio e milhares de cursos gratuitos. Durante a Mega Artesanal,  aconteceu também a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de  Arte Consciente e Artesão do Ano.
Julho de 2011 – Em sua 11ª edição, a  Mega Artesanal foi mais mega do que nunca. Durante seis dias – de 28 de  junho a 3 de julho – tudo foi grande. Da alegria de entrar no pavilhão  do Centro de Exposições Imigrantes depois de uma longa espera, até a  surpresa de conhecer uma casa toda decorada com produtos artesanais,  contemplar uma releitura de Portinari em Patchwork, aprender uma técnica  nova ou o prazer de comprar um cachecol exclusivo, tudo foi mega. 
             O público, cerca de 114 mil pessoas, veio de toda parte. A maioria  chegou cedo, bem antes dos portões abrirem. Muitos vieram em caravanas.  Foram mais de duzentas excursões! Eurídes Pereira, por exemplo,  coordenou a caravana de São Carlos, no interior de São Paulo. “Viemos em  todas as edições da Mega, mas essa se superou e pretendemos voltar nas  próximas”, disse.
Quem  também esteve em todas as edições anteriores da Mega Artesanal e  igualmente destacou a 11ª edição como uma das melhores foi Gabriela  Ribeiro. Esse ano, no entanto, pela primeira vez ela participou como  expositora. “Inauguramos o ateliê Super Charmosa no começo do ano e a  Mega Artesanal foi nossa primeira grande feira. Fizemos muitos bons  contatos e esperamos fechar contratos pós-feira”, diz Gabriela, uma das  sócias, já fazendo planos para o ano que vem: “queremos um estande  maior”. 
“Essa  é a Mega Artesanal. Uma feira que tem espaço para todos”, diz a  organizadora, Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo. “A Mega é um  ponto de encontro e de oportunidades para o artesão que trabalha em casa  e para as grandes indústrias do setor”, afirma. A Gato Preto, por  exemplo, escolheu a Mega Artesanal para lançar a hidro miçanga, um  produto atóxico, feito a base de água e que substitui as tradicionais  miçangas para decorar peças de roupas e o que mais a imaginação  permitir. “A Mega Artesanal é uma grande vitrine de novos produtos”,  justifica. Eurípedes de Almeida, gerente da Gato Preto.
A  SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades,  confirma e completa: a Mega Artesanal é uma vitrine também para os  artistas, novos ou consagrados. “A cada ano que passa a Mega Artesanal  promove ainda mais o artesanato brasileiro. Essas exposições e mostras  valorizam nossos artesãos. Sem contar a riqueza e variedade de estilos e  técnicas”, disse Renan Ribeiro, da SUTACO. 
Casa Mega Faça Fácil
Uma das grandes atrações da 11ª  Mega Artesanal foi a Casa Mega Faça Fácil, com dez cômodos decorados  por trinta artistas e artesãos, que usaram peças e técnicas artesanais e  de artes manuais e criaram um lar aconchegante e personalizado. Cada  cômodo da casa foi pensado de maneira sustentável, criativa e  sofisticada. O tapete da sala de jantar, por exemplo, foi feito com  garrafas PET recicladas, enquanto o painel que decorava uma das paredes  foi feito com filtros de café, que harmonizaram perfeitamente com um  quadro de arte francesa e louças finas. No home office, um lustre feito  com embalagens usadas e cheias de líquidos coloridos, garantiam uma  iluminação especial ao ambiente e arrancavam exclamações do público. Na  cozinha, uma bacia antiga virou a cuba da pia de lavar louças e no  hall um velho regador ganhou cara nova. “Foram ideias simples e  viáveis, que podem ser reproduzidas em qualquer casa, e que inspiraram  as pessoas a aproveitarem os recursos com criatividade”, disse Rita. 
Internacionalização
Além  da Casa Mega Casa Fácil, outra novidade que chamou atenção do público  que visitou a 11ª Mega Artesanal foi a participação estrangeira.  Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e México tinham estandes, e Argentina,  Guatemala, Porto Rico e Venezuela enviaram representantes para conhecer a  feira e o mercado. Para os brasileiros que visitaram a Mega Artesanal  foi uma oportunidade de conhecer uma forma diferente de arte. No estande  da Mega Center Bookstore, uma editora peruana de revistas, por exemplo,  foram oferecidos cursos de texturas em madeira, bordados com fitas e pintura sobre tela, e todas  as turmas estavam lotadas. Outra atração foi a Mostra de Artesanato  Regional da Colômbia, parceria do consulado colombiano em São Paulo, com  peças de diversos artistas, produzidas com técnicas características  daquele país, com destaque para as roupas típicas da Colômbia e  degustação de café colombiano. Este ano, a Mega Artesanal fechou parceria com outras feiras de artesanato da América Latina e da América Central como o  ABC Group, do Chile, a Asociación de Manualidades y Arte Decorativo, do  Peru, a Convención Colombiana de Pintura y Manualidades da Colômbia, a  Expohobby da Argentina, Tentaciones Export-Import da Bolívia, a Tradex  do México e a Trade Point da Guatemala. 
Prêmio Artesão do Ano 
No  sábado, dia 02 de julho, aconteceu a entrega do Prêmio Artesão do Ano,  cuja votação aconteceu durante a Mega Artesanal. Cinco mil votos  elegeram os vencedores de catorze categorias. "O objetivo do Prêmio  Artesão do Ano é levar ao grande público o valor do artesão, mostrando a  excelência de cada trabalho. Mais do que entregar troféus, o Artesão do  Ano pretende valorizar, dignificar e trazer luz às pessoas que  movimentam o país com arte, criatividade e coragem”, explicou Marcelo  Darghan, idealizador do Prêmio. 
É  o caso, por exemplo, de Fábio Souza, que além de vencer na categoria  pintura em tecido, ganhou também o prêmio de Artesão do Ano, e de  Cristina Botallo, vencedora da categoria “Incentivo ao artesanato”, que  deu um depoimento emocionado: “este foi um ano difícil para mim devido a  problemas familiares e foi através do artesanato e do meu trabalho que  consegui me segurar”. A contribuição de Cristina foi postar, durante  todo o ano, 365 técnicas de artesanato no seu blog (http://blog.cristinabottallo.
Os  prêmios foram entregues pelos apresentadores de TV: Tatiane Camargo (TV  Século XXI – Mulher.com), Rogério Chiavarelli (TV Cultura – Arte  Brasil), Bete Ribeiro (TV Aparecida - Sabor de Vida), Rita Maria (Band  Campinas – Boa Tarde Regional), Dotan Mayo (Rede Vida/ TV Século XXI –  Ateliê na TV), Cláudia Tenório (Rede Vida – Viver Melhor), Carol  Guaraldo (TV Gazeta – Manhã Gazeta) e pelo artesão Peter Paiva. 
Vencedores do Prêmio Artesão do Ano 2011
Artesão do Ano: Fábio Souza
Biscuit: Diego Dutra
Bordado: Enedina Barbosa
Crochê: Liliam Kimura
Decupagem: Vera Brugin
EVA: Carla Campos
Fuxico: Liliana Quintero
Patchwork: Jane Leonetti
Pintura Decorativa: Luiz Poletti
Pintura em Tecido: Fábio Souza
Reciclagem: Andréia Gomes e Paulo Leonardo 
Revelação: Helena Fanger
Scrapbooking: Celi Mara Cornette
Tricô: Rosangela Chicote
Incentivo ao artesanato: Cristina Botallo
Concurso Arte Consciente
O  III Concurso de Arte Consciente com o tema “A Itália e seus encantos”  recebeu peças dos mais variados materiais: tricô, esculturas em ferro e  até embalagens de pizza reaproveitadas, que mostraram a criatividade dos  artesãos na hora de reaproveitar e reciclar materiais. A  escolha dos vencedores foi feita por 5 jurados, nomeados pela WR, e  considerou a originalidade, a compatibilidade com o tema, a  criatividade, o impacto inicial, o grau de dificuldade, a inovação, o  design e o acabamento.
Pelo  segundo ano consecutivo, a grande vencedora foi Mirian Tatsumi, de São  Paulo. Desta vez, Mirian foi premiada pelo trabalho Bella Itália, em  Oshibana – técnica que utiliza folhas e flores desidratadas e prensadas.  O segundo lugar foi para Cristina Marioti de Paiva, com a peça Vino  Nuovo. E a terceira posição ficou com Auro Raimundo da Silva, com a peça  “Itália, o mapa de uma cultura”. “Esse concurso é mais uma iniciativa  para estimular e valorizar as artes e o artesanato e, ao mesmo tempo,  despertar a consciência ambiental”, disse Rita Mazzotti. Os três  primeiros colocados receberam ferramentas da Dremel e kits Mega  Artesanal com diversos itens para artesanato. 
A Mega Artesanal 2012 já tem data para acontecer: de 3 a 8 de julho
Sobre a WR São Paulo - especializada  na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e  internacionais, fundada e sediada há mais de dezoito anos na cidade de  São Paulo. Entre os diversos eventos que promove estão as feiras Mega  Artesanal, Brazil Patchwork Show, Brasil Certificado, Feira de Máquinas e  Produtos do Setor Madeireiro, Brazil Scrapbooking Show e vários  congressos internacionais do setor de base florestal. Os projetos mais  recentes da empresa são a WR Consciente, a Associação Latino Americana  para o Fomento do Artesanato e a Escola Livre de Artes e Ofícios. www.wrsaopaulo.com.br
Informações para a imprensa:
Rosa Arrais Comunicação
Marina Ricciardi – ramal 16 ou (11) 7566.3947
Rosa Arrais - ramal 22 ou (11) 9931.7378
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário